Dúvidas sobre Castração - Médica Veterinária Tacielle Ricci responde!

Olá pessoal, hoje tenho mais um assunto super polêmico... Castração!





Entre os proprietários encontramos os que apoiam, os que condenam e os que não apresentam uma opinião formada.



Vou tentar ser o mais clara possível, entretanto, se faz necessário a utilização de alguns termos técnicos para ser mais exata.

Importante ressaltar que esse procedimento deve ser realizado somente por médicos veterinários, pois poderá acarretar em danos irreversíveis ao animal .

O que o termo castração significa?

É um procedimento cirúrgico em fêmeas e machos que consiste na retirada total ou parcial dos órgãos reprodutivos com objetivo de impedir prole (filhotes) e evitar algumas doenças.

A pergunta mais comum entre os proprietários: Dr(a) ele terá que ficar internado?

Na maioria dos casos não há necessidade do animal ficar internado. Porém, o proprietário deverá cumprir  alguns cuidados especiais  por uma semana,  como: limpeza da incisão, antibiótico, analgésicos, anti-inflamatórios e o uso de colares elisabetanos e/ou roupa cirúrgica.

Vantagens

PRINCIPAL:  

·         Não ter ninhadas indesejáveis.

OUTRASː


  • ·         Redução de doenças uterinas, neoplasias mamárias, uterinas, próstata e testículos;
  • ·      Gravidez Psicológica - patologia de fêmeas inteira (não castrada) após cio,  com edema em mamas , produção de leite e comportamento inquieto e possivelmente agressivo;
  • ·         Redução na busca de parceiro como fugas, brigas, latidos, uivos e miados;
  • ·         Reduz o comportamento excessivo de montas indesejável em objetos ou até mesmo em visitas devido a falta de cruzamentos;
  • ·         Redução da  "demarcação de território" (urinar em local indesejável);
  • ·         Nas fêmeas, não haverá o corrimento de sangue na vulva.
  •    Tenho certeza que vocês ainda estão com diversas perguntas em suas cabeças. Vou tentar desmistificar algumas que escuto no consultório.

Vamos lá:

Dr(a) é necessário realizar exames pré operatório?

Sim, há necessidade de realizar exames complementares. Estes exames auxiliam nós médicos veterinários a avaliar a saúde do animal de forma geral e se o animal está apto a realizar o procedimento com sucesso.

Dr(a) Ele vai engordar depois da castração?

Não vai engordar. Porém, devido a queda de hormônio seu animal  ficará mais preguiçoso, em decorrência disto sua atividade física reduzirá, podendo, assim, acabar engordando pela falta de atividade física. O indicado é permanecer com uma atividade física regular e alimentação equilibrada. Hoje, no mercado pet há rações indicadas para esta fase "cães ou gatos castrados"

Dr(a) mais minha gata ou cachorra não precisa ter uma ninhada?

Não. Hoje há estudos que demonstram que não há necessidade, e as vantagens de uma castração precoce são ainda maiores que uma castração tardia(após o primeiro cio, ou até mesmo idoso).

 Dr(a)  Meu pet vai sofrer?

Não, pois o procedimento é realizado com anestesia geral, causando apenas um leve desconforto pós cirurgia, que será reduzido com o uso de medicamentos. Porém, o pet deve retornar a sua rotina após 1 ou 2 dias, exceto cães ou gatos que tem atividade intensa como: cães de agility , cães e gatos de exposição , entre outros.

Dr(a)  ele não vai mais cuidar da minha casa?

O animal não deixa de proteger seu território. Apenas perderá o instinto de busca de parceiros, diminuindo fugas , brigas, latidos, uivos e miados indesejáveis.

Dr(a) não estarei indo contra a natureza?

Seu pet apresenta apenas instinto. Quando realizamos este procedimento estamos ajudando no controle populacional de cães e gatos e assim reduzindo futuros pet's abandonados e perdidos nas ruas.

Para finalizar nosso bate papo, gostaria de deixar minha última dica:
·         "Castração é um gesto de carinho!"

Espero ter ajudado pessoal, até a próxima.
Obrigada!
Tacielle Ricci




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Postagens populares

www.lachicaelperro.com

www.lachicaelperro.com
Dá uma olhada no em nosso site também!