Cortar rabos e orelhas de cães pode gerar punição a donos e veterinários



Já fez um ano que se foi proibido cortar a cauda de cachorros por razões estéticas. A medida atende pedido feito pelo Ministério Público do Estado (MPE) de São Paulo ao Conselho Nacional de Medicina Veterinária (CNMV), que publicou uma resolução no "Diário Oficial" da União (DOU). Tornando a cirurgia ilegal e os Veterinários que realizarem o procedimento, correm o risco de ter o registro suspenso pelo conselho.


O pedido dessa medida foi feita por grupos ligados a proteção dos animais. Uma vez que, o cachorro utiliza o rabo para equilíbrio do corpo além da comunicação com outros cachorros e até mesmo com seus tutores!

Além da Caudectomia, o texto também proíbe o corte de orelhas (quando compridas, protegem os ouvidos de insetos e da entrada de água), de cordas vocais e, nos gatos, das unhas.
Porém há muitos criadores de cães que mesmo não sendo veterinários realizam esses procedimento, por exemplo o corte do rabo de poodles é realizado pelos próprios criadores, a punição neste caso se inclui no “artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais” que proíbe maus-tratos aos animais, incluindo a mutilação.



A pena prevista na Lei de Crimes Ambientais para a prática desses delitos é de detenção de três meses a um ano e multa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Postagens populares

www.lachicaelperro.com

www.lachicaelperro.com
Dá uma olhada no em nosso site também!